Azulejos decorados com flores | Modelos da Lurca com motivos florais

Publicado em: 23/08/2023 às 14:24

¡Ay! No puedo decirte, aunque quisiera, el secreto de la primavera.
Garcia Lorca

 

O "primo vere", ou melhor, "primeiro verão" é como é considerada a estação mais harmoniosa do ano, a Primavera. Você já deve ter reparado que, nessa época, as árvores começaram a florescer espalhando cores e segredos doces pelo ar. É especial poder apreciar esses detalhes da natureza na correria do dia-a-dia, não é mesmo?

 

Azulejos decorados coloridos contornados com flores diversas

 

Ter uma intenção de olhar sereno e persistente para a natureza do mundo e sua beleza pode ser um bom jeito de metabolizar as tantas informações da nossa contemporaneidade. Se dedicar a reparar nas flores, suas formas e cores, pode ser um bom exercício de desaceleração em meio ao caos cotidiano. E, se você observar bem, existem flores até mesmo nas estampas de azulejos!

 

 

Na Lurca, temos muitos modelos de azulejos com temas florais em várias coleções, como a Coleção da Mata, que foi inspirada na Mata Atlântica e especialmente na Coleção Jaipur, que foi inspirada na Índia. Estes modelos de azulejos com motivos florais buscam trazer para os ambientes o mesmo sentimento de sutileza e afeto que a primavera nos causa, eternizando em painéis a beleza da presença das flores.

 

Muitos modelos da Lurca têm seus desenhos baseados em formas da natureza. Na Coleção da Mata, por exemplo, todos os Azulejos são decorados com desenhos inspirados na rica biodiversidade da Mata Atlântica, que é tão brasileira. São eles: Léia, Taiá, Hera, Broto, Hibisco, Caeté e Alpinia

 

Azulejo Hibisco: A delicadeza geométrica do desenho em Preto e Rosa Claro faz uma sutil e elegante alusão à silhueta das flores do gênero "Hibiscus".

 

 

 

Azulejo Alpinia: Inspirado pela planta de mesmo nome, desenvolvemos uma cor que pudesse transparecer o charme da flor. Seu desenho que mistura o geométrico e o orgânico formando um painel delicado.

 

 

 

Na Coleção Japão, por exemplo, também temos o modelo de Azulejo Sakura, peça que leva um expressivo desenho em linhas Azul Royal. Seu nome foi inspirado na famosa flor de cerejeira, encontrada em árvores conhecidas por colorir a paisagem japonesa.

 

 

Mas é na Coleção Jaipur onde o jardim da Lurca floresceu como na primavera. Nesta coleção, que tem referências gráficas observadas no noroeste da Índia e suas influências islâmica e hindu, quase todos os modelos têm inspiração floral. As peças são uma releitura moderna das cores, formas e flores presentes nesta rica cultura. Os modelos de Azulejos Decorados Lotus, Delhi, Jalis, Mahal, Mandir e Sari foram o resultado do desabrochar desta coleção potente em sua delicadeza.

 

 

Lotus: Considerada como flor nacional indiana, a Lotus não poderia faltar em nossa coleção. Nosso modelo apresenta a combinação de duas cores: o Rosa Claro e o Amarelo. A peça traz a sutileza e beleza da flor para o ambiente.

 

 

Delhi: Este modelo traz uma sutil representação da capital indiana e também foi inspirado na flor Marigold, a Calêndula, muito utilizada em rituais hindus. O desenho da peça em Azul Royal, posicionado no canto do azulejo, traz leveza e movimento para sua montagem.

 

 

 

Além dos modelos com clara inspiração floral, a Lurca também tem modelos de azulejos que olham para os grafismos tradicionais da azulejaria e apresentam soluções geométricas contemporâneas. Um bom exemplo destes grafismos, que também traz a sutileza da poesia das flores, são as “pétalas de ligação”, ou os chamados “botões” que, desenhados nos cantos da peça quadrada, fazem a ponte gráfica para o desenho de uma peça única se tornar um painel surpreendente.

 

Estes são os Modelos de Azulejo Mandir, Prado, Neiva e Bolacha do Mar.


Simulador | Visualizer

Simulador | Visualizer

História dos azulejos | History of ceramic tiles

História dos azulejos | History of ceramic tiles

Inspirados na Mata Atlântica | Inspired by Brazilian Atlantic Forest

Inspirados na Mata Atlântica | Inspired by Brazilian Atlantic Forest